Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo.
Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz
não se forma num morto. Uma cicatriz significa: “Eu sobrevivi”.
Compreendi
então que a vida não é uma sonata que para realizar a sua beleza tem de ser
tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de
mini-sonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência
completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor
justifica a vida inteira.
Não chamei paisagista.
Paisagistas são especialistas em jardins bonitos. Mas não era isto que
eu queria. Queria um jardim que falasse. Pois você não sabe que os
jardins falam? Quem diz isto é o Guimarães Rosa: “São muitos e milhões
de jardins, e todos os jardins se falam. Os pássaros dos ventos do céu -
constantes trazem recados. Sempre à beira do mais belo. Este é o Jardim
da Evanira. Onde a meninazinha, brinca de se fazer Fada… Um dia você
terá saudades… Vocês, então, saberão…” É preciso ter saudades para
saber. Somente quem tem saudades entende os recados dos jardins.
Não chamei um paisagista porque, por mais competente que fosse, ele não
podia ouvir os recados que eu ouvia. As saudades dele não eram as
saudades minhas. Até que ele poderia fazer um jardim mais bonito que o
meu. Paisagistas são especialistas em estética. Mas o que eu buscava não
era a estética dos espaços de fora; era a poética dos espaços de
dentro. Queria o jardim dos meus sonhos, aquele que existia dentro de
mim.
Entendem agora por que um paisagista seria inútil?
Para fazer o meu jardim ele teria que ser capaz de sonhar os meus sonhos.
Antes de
julgar a minha vida ou o meu caráter… Calce os meus sapatos e percorra o
caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e minhas
alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e
levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua
própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como
foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.
Imagine
que o universo É uma imensa máquina giratória . Você quer ficar
perto do centro da máquina – bem no eixo da roda - e não nas extremidades, onde
os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer . O eixo
da calma fica no seu coração . É aí que Deus reside dentro de você . Então,
pare de procurar respostas no mundo . Simplesmente retorne sempre ao centro, e
sempre vai encontrar a paz .
Eu não sei, mas acho que a gente
olha e pensa: “Quero pra mim”. Mas dá um frio na barriga, um tremor, um medo de
depender de alguém, de sofrer, de escolher errado, de lutar por algo que não
vale a pena. Porque o coração nem sempre é mocinho. Foi por isso que corri,
tentei fugir, mas quando tem que ser, não adianta, será.